A fisioterapia analisa e avalia os movimentos e a postura, tendo um entendimento global do corpo humano ao nível das suas estruturas e funções. Actua não só ao nível de diagnóstico e terapêutica como ao nível da prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, e disfunções psíquicas, com o intuito de promoção da saúde e, assim, de uma melhoria da qualidade de vida.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Reabilitação Neurológica
- Acidente Vascular Cerebral
- Lesões vertebro-medulares
- Lesões dos nervos periféricos
- Esclerose múltipla
- Esclerose Lateral Amiotrófica
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Paralisias (cerebral e facial)
- Lesões do plexo braquial
Reabilitação Ortopédica
- Pré e pós cirúrgico
- Próteses
- Lesões traumáticas (fratura, luxação)
- Problemas da coluna vertebral
- Lesões músculo-tendinosas
Reabilitação respiratória
- Insuficiência respiratória
- Infeções respiratórias
- Doença pulmonar obstrutiva crónica
- Bronquiolites
- Bronquite crónica
- Síndromes ventilatórias restritivas e obstrutivas
- Asma
- Pneumonia
- Fibrose quística
- Enfisema pulmonar
- Pré e pós cirúrgico
- Reabilitação cardiovascular
Reabilitação Reumatológica
- Patologias articulares
- Artrite reumatoide
- Artrose
- Fibromialgia
- Osteoporose
- Polimiosite
- Lupos eritematoso sistémico
- Espondilartrite anquilosante
Reabilitação Músculo-Esquelética
- Alterações posturais
- Lesões musculares
- Lesões tendinosas
- Lesões capsulo-ligamentares
- Lesões articulares
- Lesões desportivas
TRATAMENTOS
Terapia Manual
Consiste na utilização das mãos para influenciar a capacidade de regeneração do organismo, afetando as propriedades mecânicas dos tecidos como a elasticidade, força e alongamento. Trata as deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões músculo-esqueléticas como perda de equilíbrio e movimento, trata a dor, permite a correção postural, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem-estar.
Massoterapia
Abordagem terapêutica que visa a mobilização e manipulação de segmentos articulares – músculos, nervos e fáscias. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e linfática, e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
Terapêutica
Massagem efetuada de forma a manipular as estruturas dos tecidos moles, aumentando a circulação do sangue e fluxo linfático, reduzindo os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, as tensões e espasmos musculares, visando o aumento da amplitude dos movimentos e o alívio da dor.
Drenagem Linfática
Massagem efetuada com pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direção aos gânglios linfáticos, cujo objetivo é estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas, estimulando a regeneração dos tecidos, melhorando o sistema imunitário e a ação anti-inflamatória do organismo, trazendo benefícios na redução de edemas e na retenção hídrica.
Massagem relaxante
Massagem efetuada com pressões fortes, cujo objetivo é estimular o sistema circulatório, aumentando a circulação do sangue, reduzindo os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, as tensões, visando o relaxamento. Massagem de corpo inteiro.
Massagem extremidades
Massagem relaxante realizada à cabeça e aos pés.
Massagem localizada
Massagem relaxante realizada a uma área específica do corpo.
Cinesioterapia
Uso do movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico – alongamentos, mobilizações e fortalecimento – com o objetivo de recuperar a função dos mesmos.
Imobilização seletiva
Ligadura Funcional
Técnica de reabilitação que tem como objetivo promover proteção e suporte através de imobilização/contenção de uma estrutura lesionada por meio de material adesivo elástico e não elástico, hipoalérgico, ao mesmo tempo que permite uma capacidade de movimento funcional sem dor, limitando amplitudes indesejadas, permitindo a remodelação tecidular mantendo uma atividade física controlada, vascularização melhorada através do movimento, controlo do edema, prevenção de um possível agravamento de uma lesão primária, controlo das reacções compensatórias e prevenção da atrofia muscular por inatividade.
Kinesio Taping®
Técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal, aliviando a dor. Promove a circulação sanguínea, permitindo que o sistema linfático circule livremente, facilita a absorção do edema ou hematoma. Este método prolonga os efeitos de terapias manuais convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de todo o dia, reduzindo a dor de lesões musculares, aliviando tensão anormal do músculo, ou para potenciar e facilitar a ação do músculo enfraquecido. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos recetores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a banda promove.
Pressoterapia
Técnica de drenagem linfática mecânica, que utiliza mangas (luvas ou calças), ligadas a um sistema de compressão de ar que realiza ciclos intermitentes de compressão/descompressão sequencial favorecendo a reabsorção de fluidos acumulados no espaço intersticial. Tem por objetivo facilitar a drenagem linfática e a circulação sanguínea tendo por isso resultados em casos de má circulação, retenção de líquidos, pernas cansadas e edemaciadas e situações de pós-operatório.
Eletroterapia
Aparelhos que utilizam eletricidade como terapêutica, podendo ser aplicadas correntes elétricas com diversas frequências. Os principais efeitos são antiálgico, anti-inflamatório, efeito excito-motor e cicatrizante.
TENS
Estimulação elétrica transcutânea, através de elétrodos que permitem a passagem de impulsos elétricos de baixa voltagem colocados na superfície da pele, das fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro (sendo interpretados pelo tálamo como dor), promovendo alívio da dor em processos agudos ou crónicos.
Galvânica
Diadinâmica
Farrádica
Trabert
Estimulação Russa
Ultra-som
Vibração de estruturas através do impacto mecânico das ondas de som (som não audível pelo homem). Os choques geram calor, sendo a elevação da temperatura dos tecidos o agente terapêutico, aumentando a irrigação sanguínea e assim descomprimindo as terminações nervosas de dor local. Com o efeito mecânico a permeabilidade da membrana acelera a absorção dos fluidos, melhorando a nutrição tecidual, favorecendo assim a regeneração. Para transmitir a potência para os tecidos biológicos, é necessário usar um gel condutor. Elétrico é, apenas, o equipamento gerador das ondas.
Fototerapia
Aparelhos que utilizam luz como terapêutica.
Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation)
Uso de laser de baixa intensidade, não havendo aquecimento detetável dos tecidos irradiados. É uma radiação eletromagnética não ionizante, promovendo efeitos a partir da interação da luz com o tecido, influenciando as respostas celulares tais como estimulação ou inibição de atividades bioquímicas, fisiológicas e proliferativas, além de ter efeito de biomodulação. Os principais efeitos são analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante.
Mecanoterapia
Uso de aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, re-potencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
- Halteres
- Faixas de pesos
- Thera-band® com diversas resistências
- Bolas (Proprioceptivas e Bobath)
- Tábua e Prato de Bohler
- Pedaleira
- Rampa com barras paralelas
- Espelho de reeducação postural
Termoterapia
Uso do frio ou do calor como terapêutica.
Crioterapia
Uso do frio como terapêutica, promovendo a diminuição da temperatura dos tecidos, induzindo a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local e promover a diminuição das necessidades de oxigênio pelas células. Os mecanismos para reduzir o calor corporal são a vasoconstrição cutânea, a diminuição da sudorese e aumento do tónus muscular, resultando em calafrios, e a diminuição das trocas metabólicas. A terapia com frio é muito utilizada como anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, redução de hematomas e equimoses, redução da inflamação em processos agudos, quebra do ciclo dor-espasmo-dor e melhora a amplitude de movimento.
- gelo dinâmico
- gelo estático (compressas)
Hipertermoterapia
Uso do calor como terapêutica, promovendo o aumento da temperatura dos tecidos, estimulando a termorregulação corporal. Os mecanismos para reduzir o calor corporal são a vasodilatação, transpiração e evaporação de água, e aumento das trocas metabólicas. A terapia com calor é muito utilizada para obter relaxamento e reduzir as contracturas musculares.
- Condução: Dois objectos que estão em contacto físico, um de maior temperatura que transmite ao de menor temperatura. Método de aquecimento superficial
- Parafina: Tanque que mantém uma solução de parafina e óleo mineral em infusão, inicialmente na temperatura de 70 a 80°C para diluição e depois 54°C para aplicação.
- Calor húmido: Bolsas de tecido tipo lona com areia, que ficam imersas num tanque com água na temperatura constante de 70° a 76°C. Quando aplicado, deve ser coberto por uma toalha seca.
- Conversão: Conversão de energia elétrica ou sônica em calor. Utiliza a resistência dos tecidos, quando da passagem da corrente elétrica para produção de calor.
- Ultra-som (ver eletroterapia)
- Laser (ver fototerapia)